[ POKOLOKO ] AGENTE FAZ O QUE QUER!!

30 outubro, 2006

Peladão - Maior torneio de futebol amador do mundo vai começar

Foi dado o pontapé inicial do principal campeonato de futebol amador do mundo.

Disputado há 33 anos na cidade de Manaus, o campeonato conta com a participação de mais de 500 times a cada ano. Na edição deste ano, por exemplo, o Peladão teve 650 clubes inscritos. Com uma organização estritamente amadora, o campeonato consegue reunir todas as classes sociais da cidade. Para participar do Peladão, basta que 11 amigos se reúnam e inscrevam o time, sem pagar absolutamente nada. Entre os expoentes do torneio está o atacante França. Ex-jogador do São Paulo e da Seleção Brasileira, o matador começou a brilhar no futebol amazonense no Peladão.
rainhadopeladao.jpg
Além da grandeza da competição, outra curiosidade do Peladão é o seu concurso de beleza. Cada time participante é obrigado a inscrever uma candidata a Rainha, em um concurso paralelo. Mas, como se isso não bastasse, a rainha pode interferir no percurso do campeonato de futebol, tendo o poder de trazer um time eliminado de volta à competição. Em 1997, por exemplo, um time chegou a ser eliminado no primeiro mata-mata do torneio, mas com o apoio da rainha, voltou à competição e sagou-se campeão.

Fundado pelo jornal “A Crítica” e amplamente divulgado no estado do Amazonas, o Peladão ainda é pouco conhecido no restante do Brasil, porém já é difundido na Europa, com publicações em alemão, inglês e francês. (Texto: Futebol interior)



fonte: sedentario.org ( copiado na cara dura )

BlogBlogs.Com.Br
usuarios online