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30 março, 2009

TABASCO.

T.A.B.A.S.C.O.!


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TABASCO é a arte de condimentar, o prazer de adicionar aquele “algo a mais” no seu prato ou receita preferida. O molho de pimentas número 1 no mundo é produzido nos Estados Unidos desde 1868, em um processo de colheita e produção manual, como nas mais famosas vinícolas do mundo. O molho de pimenta TABASCO transformou-se em vedete no seu segmento graças a seu exclusivo aroma pungente e inimitável sabor picante.
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A história
A saga da marca começou em 1868, quando, depois de ver seus negócios arruinados pela Guerra Civil americana, o banqueiro de Nova Orleans Edmund McIlhenny, engarrafou as primeiras 350 garrafas do molho fabricado nos fundos de sua casa, em Avery Island, no sul do Estado da Louisiana. Usou pimentas que ele mesmo havia plantado com as sementes da espécie Capsicum frutenscens, uma variedade conhecida entre os nativos da América Central desde os tempos pré-colombianos, presenteadas por um amigo viajante. Edmund havia descoberto uma mina de ouro. Inicialmente utilizou vidros de colônia e vendeu o produto a parentes e amigos. Em pouco tempo, os pedidos se multiplicaram e, no fim da década de 1870, o molho de pimenta TABASCO já circulava pelas mesas de Nova York e na Inglaterra. Edmund McIlhenny pensou no nome TABASCO como sua segunda opção. A princípio, quis nomear o molho de “Petit Anse” (a ilha então ficou conhecida como Ilha Petit Anse). Entretanto, membros da família não concordaram com o uso comercial do nome da ilha da família e ele optou pela marca TABASCO. Alguns estudiosos dizem que é uma palavra indígena da América Central e que significa “Terra onde o solo é quente e úmido”. Isto certamente descreve o clima da Ilha de Avery que provou ser perfeito para o cultivo desta variedade especial de pimenta. Outros estudiosos dizem que na verdade, o nome TABASCO, significa “lugar de corais e ostras”.

A ardência
Cada molho de pimenta TABASCO tem um grau de ardência medido pela escala Scoville. Essa escala, criada em 1912 por Wilbur Scoville, um químico que trabalhava para a empresa farmacêutica Parker Davis, foi desenvolvida para medir o nível de “calor” das pimentas. O gráfico abaixo mostra o grau de ardência de cada molho de pimenta TABASCO.
A marca no mundo
O produto é distribuído em mais de 150 países, rotulado em 22 línguas e dialetos diferentes, transformando-se na marca do estado de Louisiana mais conhecida do mundo. Depois dos Estados Unidos, o Japão é o segundo maior mercado da marca, seguido pelo Canadá, Alemanha e Hong Kong.
Cada vidro de TABASCO contém em média 720 gotas de pimenta.

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