[ POKOLOKO ] AGENTE FAZ O QUE QUER!!

21 fevereiro, 2007

Artilharia medieval no escritório

“A trebuchet foi a arma de artilharia que veio substituir e superar na idade média as antigas catapultas usadas pelo menos desde o império romano, baseadas na ação elástica de cordas torcidas, as quais usualmente lançavam pedras de 30kg a distâncias não muito superiores a 120m. As trebuchets mudaram este cenário, passando a usar contrapesos ou mesmo tração para lançar projéteis de até 150kg, a velocidades bem mais altas, por se basearem em uma série de princípios da física para ampliar seu poder de fogo.

Muitos projetos recentes buscaram construir trebuchets para estudos sérios. No Brasil, a Guilda dos Armoreiros construiu uma em 2004 (veja no site deles uma animação muito interessante do funcionamento dela).


A trebuchet é a da direita.

Mas se você está de plantão em pleno carnaval e as horas não passam, construir uma trebuchet com material de escritório pode ser a sua solução. Este tutorial explica como, e provavelmente você tem todo o material necessário à mão agora mesmo. Mas cuidado, um projétil pode ser perigoso mesmo em um escritório vazio.

Se você quiser ir adiante e usar uma Trebuchet como exemplo de conceitos de Física para seus filhos ou mesmo alunos (cuidado para que eles não se machuquem no processo!), pode seguir este outro tutorial que constrói uma Trebuchet com palitos de picolé.”



Fonte: www.br-linux.org

BlogBlogs.Com.Br
usuarios online